NOTÍCIAS

O Programa Selo Verde e seus benefícios

Publicado em 22 de Janeiro de 2015

O Programa Selo Verde tem como foco a gestão ambiental compartilhada entre a iniciativa privada e o Governo do Estado e é voltada especificamente para o controle dos níveis de emissão de gases da frota de ônibus do RJ, atualmente com cerca de 20.500 veículos distribuídos entre mais de duzentas empresas operadoras, que transportam diariamente mais de 9 milhões de pessoas.

 

O objetivo foi integrar ações já realizadas pela FETRANSPOR, através dos programas EconomizAR e Despoluir, às necessidades impostas pelo PROCON Fumaça Preta, criado pela FEEMA (hoje, INEA). Em dezembro de 2007, foi estabelecido o Convênio Selo Verde entre a FETRANSPOR, o INEA, PETROBRÁS/CONPET e a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

 

A fim de alcançar os objetivos ambientais propostos, foi elaborado um que atesta, por meio de uma marca colocada voluntariamente nos veículos, que estes estão atendendo aos padrões ambientais de emissão de gases poluentes. A comunicação e divulgação do Selo Verde resultaram em maior envolvimento da sociedade e do setor público com as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Transportes, com grande adesão das empresas do setor de rodoviário.

 

Na web, foi criado um sistema com banco de dados para disponibilizar informações, em tempo real. O portal pode ser acessado pelos parceiros do programa. O sistema permite a consulta do histórico e das atuais emissões de poluentes, por veículo ou empresa, em todo o Estado do Rio de Janeiro.

 

Os maiores desafios do Selo Verde são:

– Monitorar a poluição sonora

– Reflorestamento para compensação da emissão de gases poluentes;

– Disponibilizar banco de dados on-line para gestão, em tempo real, dos níveis de emissão;

– Reduzir a emissão de CO2, material particulado e consumo de óleo diesel.

 

Esta é uma iniciativa pioneira no setor de transporte de passageiros do Estado do Rio de Janeiro, pois permite integrar os interesses de conservação ambiental aos de desenvolvimento econômico. Através do estabelecimento de parcerias, busca unir esforços no setor público e privado para atender aos requisitos ambientais. O programa possui padrões de emissões mais restritivos que os exigidos pela legislação ambiental e, em contrapartida, promove benefícios econômicos associados à melhoria da eficiência da frota e aumento da competitividade no mercado.

 

O programa, mesmo sendo de caráter não obrigatório, tem produzido bons resultados, sensibilizando empresários e funcionários sobre a importância do meio ambiente para a sustentabilidade do negócio e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

A frota da FAOL possui Selo Verde, para certificar que as emissões de carbono estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.

ACOMPANHE